Oração composta por Jackson de Figueiredo  

Posted in ,

Oração composta por Jackson de Figueiredo e enviada para sua Laura na noite de 20/02/1919 

Senhor! Eu tomo a tua justiça e vivo assombrado da tua bondade. Quem sou eu, que tenho feito nos pés da tua clarividência? 

Eu posso repetir a palavra de meu irmão: sou uma miséria dos pés à cabeça, sou uma lástima viva. Qual foi o momento em que tive coração digno de Ti? Por que me proteges, Senhor? 

Eu só vejo a face exterior da vida. Mas quantos sofrimentos tenho visto! Homens que julgo melhores do que eu tenho visto rolarem de infortúnio em infortúnio... 

E por que me deste tudo Deus de justiça? E por que fechaste o círculo da minha ambição? Eu não desejei fortuna; desejei amar e ser amado. E tu não pedes outra coisa, e concedeste-me esta graça. A Jó experimentastes, pesadamente - tinha ele o corpo em chagas, perdera todos os bens e chasqueou da sua miséria a mulher a quem amava. Eu tenho o meu coração guardado num coração maior do que o meu. Deus de misericórdia, fio que não me experimentes também. Eu sei que a felicidade é às vezes mais perigosa que o pesar. 

Tudo dorme em derredor de mim. Lá fora, porém, clamam os grandes ventos que soltaste e não tarda talvez que a tempestade se desencadeie. Eu tenho o coração angustiado. Está longe de mim a graça que me concedeste. Tenho medo, Senhor, estou sozinho. Jesus Cristo tenha pena de mim! A Virgem Santíssima tenha misericórdia de mim!

Senhor! Eu temo a Tua justiça. Senhor eu vivo assombrado de tua bondade. Meu Jesus Cristo! Minha Santa Maria, tenha piedade de mim! 

FERNANDES, Cléa Alves Figueiredo. Jackson de Figueiredo: uma trajetória apaixonada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. p. 218-219.

This entry was posted on domingo, 5 de outubro de 2014 at 17:55 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário