Dissertação: Ordem no céu, ordem na terra: A revista A Ordem e o ideário anticomunista das elites católicas (1930 1937).  

Posted in , ,

Ordem no céu, ordem na terra: A revista A Ordem e o ideário anticomunista das elites católicas (1930 1937).

Autora: Célia Maria Groppo

Resumo:
A presente Dissertação tem como objetivo analisar as bases do anticomunismo católico brasileiro, em um de seus períodos de maior recrudescimento: a terceira década do século XX, utilizando como principal fonte a revista A Ordem, fundada em 1921 e que representou um marco na aglutinação de uma elite intelectual católica laica, a partir de Jackson de Figueiredo e do Centro Dom Vital. A revista A Ordem foi um dos principais veículos de divulgação do pensamento conservador, em suas páginas inscreveu-se parte da gênese do anticomunismo católico no Brasil, subsidiando a construção, reelaboração e dinamização de estereótipos e arquétipos sobre os inimigos da Igreja, dentre os quais o comunismo era visto como o maior perigo da civilização e como inimigo irreconciliável da Igreja. As questões que norteiam esta dissertação buscam as origens do anticomunismo católico no Brasil em meio ao contexto histórico de seu surgimento, nas matrizes do pensamento conservador, na posição da Igreja Católica e na atmosfera política dos anos de 1930. As datas limites para o estudo dos artigos da revista situam-se no interregno de 1930, ano em que os artigos anticomunistas começam a ganhar espaço na revista, a 1937, época na qual é possível perceber uma mudança na diretriz ideológica de grande parte dos articulistas de A Ordem, sob a influência do princípio de Democracia Humanitária proposta pelo filósofo francês Jacques Maritain.

Baixar o arquivo: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4466



Dissertação: A AUTORIDADE ACIMA DE TUDO! – O PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE JACKSON DE FIGUEIREDO  

Posted in , ,

A Autoridade acima de tudo! – O Pensamento geográfico de Jackson de Figueiredo

Autor: Volnei Antonio Sacardo

RESUMO:

O trabalho versa sobre o pensamento geográfico de Jackson de Figueiredo e procura desvendar as condições da elaboração do discurso do autor a partir da análise da sua vida, do contexto e do grupo social que representava. A dedicação em período integral à causa religiosa e a força com que combatia os movimentos sociais típicos do início do século XX destacam-se como características fundamentais da personalidade do autor, motivo pela qual se tornou o organizador e condutor do movimento católico. A elaboração do pensamento geográfico do autor fez-se em consonância com as principais idéias provenientes da doutrina cristã e com as transformações políticas, econômicas e sociais que se faziam no Brasil, originando um pensamento político tipicamente brasileiro. A principal finalidade de sua obra foi a restauração da ordem e da autoridade, ideais colocados em risco especialmente após a Proclamação da República. Em busca do restabelecimento dos ideais de monarquia e do modelo católico de sociedade, temas adjacentes se desenvolveram, destacando-se principalmente os de fundo espacial, típicos do pensamento geográfico. Dentre esses temas, destacaram-se a concepção de Estado do autor, as políticas de incentivo à natalidade, a transferência da capital federal, o combate à imigração e a defesa da educação católica. Permeados pela idéia de nacionalismo católico, esses temas correspondiam à necessidade de desenvolver uma nação brasileira, problema histórico, que após a Proclamação da República precisava ser resolvido sob pena de desagregação nacional. Mesmo com a morte prematura do autor, a sua obra e idéias permaneceram com significativo efeito sobre a realidade contemporânea brasileira. A explicação principal para a continuidade do ideal jacksoniano, mesmo admitindo-se as mudanças do movimento católico, encontra respaldo nas duas principais obras do autor: O Centro Dom Vital e a Revista A Ordem. Nesse sentido, os dois referidos órgãos contribuíram para a formação de uma elite intelectual católica que carregava a missão de conversão do Estado leigo em Estado católico e de manutenção dos valores católicos na vida social – tarefa árdua num período marcado por profundas mudanças. Conclusivamente, o estudo sobre Jackson de Figueiredo reafirma a importância do pensamento geográfico para as pretensões políticas. Dessa forma, a eficácia política do pensamento do autor explica-se pela sua habilidade e esforço prático, mas principalmente pelo conjunto de idéias, com lógica e sistematização interna, capazes de abarcar os interesses deum grupo social, convergindo para um discurso geográfico persuasivo.

BAIXAR DISSERTAÇÃO: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137004P0/2008/sacardo_va_me_rcla.pdf