Jackson  

Posted in , ,



Jackson

Hamilton Nogueira*

Jackson de Figueiredo.  A Ordem,
Rio de Janeiro, v. 40, n. 5,
p. 323-324. nov. 1948.
Vinte anos passados não arrefeceram a lembrança viva do amigo, sempre presente no nosso espírito, neste ou naquele momento da nossa vida. Parece-nos, ao contemplar o seu retrato, que o seu olhar curioso, que tinha a expressão de ver mínimos detalhes, da nossa atividade, no plano do espírito, da nossa fidelidade à grande obra de renascimento religioso, detestavelmente, um dos grandes paladinos, durante dez anos de intenso trabalho intelectual.

Ele e Wagner Dutra foram duas criaturas predestinadas a fazer-nos pensar, a todo instante, no sentido eterno da vida. Jackson, despertando em cada um de nós o gosto pelos debates das idéias, mostrando-nos a grandeza do Catolicismo e tirando-nos do nosso indiferentismo; Wagner, pela ação de presença, pela sua bondade, pelo seu dom de adivinhar o sofrimento e as angústias do amigo.

Jackson morreu aos 37 anos. Somos hoje muito mais velhos, e no entanto, ele é que continua a ser nosso mestre, tão grande foi sua experiência, tão agudo o seu conhecimento dos homens, tão penetrante o seu julgamento.

Relendo, agora, a sua admirável correspondência, sentimos a profundeza do seu espírito ao pressentir o papel que iriam representar no mundo contemporâneo as figuras de Maritain e de Berdiaeff, cuja influência, há vinte anos, limitava-se a um círculo ainda limitado.

Era um profundo conhecedor da realidade brasileira, quer sob aspecto político, quer sob o aspecto religioso, representando a sua atuação de jornalista o bom senso de uma das inteligências mais lúcidas que passaram pelo cenário intelectual do Brasil.

Este ano, como nos anos anteriores, estão presentes todos os seus amigos, para manifestar toda a sua gratidão àquele que foi um dos guias da formação espiritual de cada um. 


*NOGUEIRA, Hamilton. Jackson.  A Ordem, Rio de Janeiro, v. 40, n. 5, p. 323-324. nov. 1948.

Download do PDF

This entry was posted on quarta-feira, 8 de junho de 2011 at 21:57 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário